ARTWALK – 22 de Setembro a 31 de Dezembro 2023 – Quinta Magnólia -Centro Cultural
COLOURS IN THE DARK – 22 a 27 de agosto 2023 nos Jardins da Quinta Mágnólia
No próximo dia 25 de Agosto, pelas 20h30, é inaugurada a 1ª Mostra de Instalações Artísticas Funchal 2023, Colours in the Dark, que terá lugar nos Jardins da Quinta Magnólia.
‘Colours in the Dark’ é um projecto em forma de mostra, com várias instalações de um colectivo de diferentes artistas plásticos e de vídeo e a sua ligação com a luz e a sombra, que pretendem dar a conhecer “novas formas de apresentar instalações de grande formato destinadas à valorização e fruição da expressão plástica”.
Esta mostra é constituída por cinco áreas de exposição e de instalações artísticas, que surgem depois num todo de composição visual no espaço, “brincando com a escala e a quietude do lugar onde se irá destacar a beleza da natureza usando a luz e diferentes formas de representação”, refere a organização na sua página de Facebook.
Os artistas convidados a participarem nesta mostra são: Hernando Urrutia, Evangelina Sirgado de Sousa, Diana Serrão, Filipa Jasmins Freitas e o projecto Glitch.
Foram também convidados a participar nesta primeira mostra os alunos do programa videográfico da Licenciatura em Artes Visuais DAD, da Universidade da Madeira, com curadoria do professor doutor Pau Pascual. São curtas-metragens e exercícios videográficos selevcionados e produzidos nas disciplinas de Vídeo.
‘Colours in The Dark’ acontecerá durante três dias, de 25 a 27 de Agosto, e contará ainda com pequenos concertos e performances de vários artistas regionais.
No dia 25 de Agosto, há actuação ao vivo da banda Generis. Já a 26 estarão nos jardins da Quinta Mágnolia os Dreaming of a Landscape. Por último, np dia 27 de Agosto, exsitirá área com os sons mais “chill out”, com a presença de vários DJ’s.
FLOWERS OF WAR, Instalação Artística 28 de abril e 28 de maio de 2023, em Santa Cruz.
A Associação Move – Associação Cultural, Criativa e Artística da Madeira apresenta o projeto criativo FLOWERS OF WAR, com inauguração no próximo dia 28 de abril, às 16 horas, no cruzamento da Praceta Padre Gabriel Olávo Garcês, na cidade de Santa Cruz.
Com produção da MOVE e direção criativa de Filipa Jasmins Freitas, este projeto foi idealizado através de um desafio criativo proposto pelo Município de Santa Cruz e o seu departamento de cultura, para ser mostrado ao público, durante as festividades da semana Santa Cruz Em Flor.
FLOWERS OF WAR tem como principal objetivo, permitir a reflexão e o despertar de um pensamento mais crítico das ações humanas. Esta é uma forma de fazer lembrar todos os que sofrem com as guerras, passadas e presentes, e como as suas vidas se transformaram apanhadas pelas vontades e caprichos sem sentido. Não podemos deixar que o sentimento de indiferença de uma guerra distante, se instale, que se torne uma banalização do sentido da vida, e que se deixe de ter compaixão pelo próximo, mesmo que estejamos a milhares de quilómetros de distância.
A diretora criativa, Filipa Jasmins Freitas, inspira-se na antologia “Quando a primavera chegar – 10 poemas de guerra, com cunho da Casa Fernando Pessoa, que publica poesia ucraniana durante a guerra, traduzida por poetas portugueses e que se pensa na Primavera e na guerra para criar vários contos.
Outra inspiração para a forma da instalação é a simbologia presente na utilização de fitas de cores distintas. As Fitas da Consciência ou Laço Solidário, são símbolos destinados a mostrar apoio ou aumentar a consciência por uma causa. Cores e padrões diferentes estão associados a diferentes problemas. Em FLOWERS OF WAR as cores isoladas têm significados e leituras simbólicas diferentes, e no conjunto as mais visíveis são as cores da bandeira da Região Autónoma da Madeira, o azul e o amarelo, associando outras de conotação simbólica e de uso político, que inclui fitas laranja usadas na Revolução Laranja, na Ucrânia, e as fitas amarelas que nos Estados Unidos são usadas para mostrar que um familiar próximo está no exterior no serviço militar.
Em termos formais esta é uma estrutura com altura de 4m, estando as fitas a 2,50m de altura, com um formato circular de uma flor, com corpo central e pétalas à volta (vista do chão, olhando para cima).
“Pretendo que FLOWERS OF WAR seja o despertar de emoções, através de uma estrutura contruída no espaço público, com movimento de pessoas e que elas possam participar, observar, refletir e interagir com a instalação, colocando-se por debaixo da estrutura, olhando para cima, para o céu, e vendo todo o movimento nas fitas, proporcionado pela ação do vento, ora mais suave ora mais forte, criando a ilusão de estarmos entre o terrestre e o divino.”
Filipa Jasmins Freitas
Informação sobre o evento:
É uma exposição de entrada livre
Calendarização:
De 28 abril a 28 de maio de 2023 – Santa Cruz
Este projeto tem produção:
Move – Associação Cultural, Criativa e Artística da Madeira
Direção Criativa: Filipa Jasmins Freitas
Apoio Principal
Camara Municipal de Santa Cruz
Apoio Logístico
Madeira Polivalente – Estruturas Metálicas
Câmara Municipal de Santa Cruz
ARTWALK
No âmbito do protocolo de cooperação cultural celebrado entre a Secretaria Regional de Turismo e Cultura através da Direção Regional da Cultura e a MOVE, a associação apresenta 𝐀𝐑𝐓𝐖𝐀𝐋𝐊, uma exposição itinerante, em homenagem ao escultor Maurício Fernandes, que irá percorrer oito concelhos da Madeira, até dezembro de 2023.
A MOVE – Associação Cultural, Criativa e Artística da Madeira apresenta o projeto ARTWALK, que sai à rua pela primeira vez com uma homenagem ao escultor Maurício Fernandes. Uma estreia que vai acontecer no dia em que se comemora a data do seu nascimento, 𝟐𝟐 𝐝𝐞 𝐬𝐞𝐭𝐞𝐦𝐛𝐫𝐨, 𝐚̀𝐬 𝟏𝟖 𝐡𝐨𝐫𝐚𝐬, 𝐧𝐚 𝐛𝐢𝐛𝐥𝐢𝐨𝐭𝐞𝐜𝐚 𝐦𝐮𝐧𝐢𝐜𝐢𝐩𝐚𝐥 𝐝𝐨 𝐜𝐨𝐧𝐜𝐞𝐥𝐡𝐨 𝐝𝐞 𝐒𝐚̃𝐨 𝐕𝐢𝐜𝐞𝐧𝐭𝐞.
O projeto ARTWALK tem como principal objetivo, nesta primeira mostra, homenagear o escultor Maurício Fernandes, pelo seu percurso e contributo para o desenvolvimento da cultura e arte regional, principalmente na área do design.
Com produção da MOVE e direção artística de Sofia Fernandes, este projeto é apoiado financeiramente pela Secretaria Regional do Turismo e Cultura.
O convite foi feito a vários artistas e criativos de diferentes áreas de expressão, a participarem nesta homenagem, que de algum modo tiveram contacto com o escultor Maurício Fernandes, quer porque foram seus colegas, amigos ou alunos.
Esta primeira mostra da ARTWALK conta com a participação dos artistas: 𝑪𝒂𝒓𝒍𝒐𝒔 𝑪𝒐𝒔𝒕𝒂, 𝑬𝒖𝒓𝒊𝒄𝒐 𝑺𝒂𝒏𝒕𝒐𝒔, 𝑬𝒗𝒂𝒏𝒈𝒆𝒍𝒊𝒏𝒂 𝑺𝒊𝒓𝒈𝒂𝒅𝒐 𝒅𝒆 𝑺𝒐𝒖𝒔𝒂, 𝑭𝒊𝒍𝒊𝒑𝒆 𝑨𝒏𝒕𝒐́𝒏𝒊𝒐, 𝑮𝒓𝒂𝒄̧𝒂 𝑩𝒆𝒓𝒊𝒎𝒃𝒂𝒖, 𝑮𝒖𝒊𝒍𝒉𝒆𝒓𝒎𝒆 𝑭𝒆𝒓𝒏𝒂𝒏𝒅𝒆𝒔, 𝑳𝒖𝒊́𝒔 𝑭𝒊𝒍𝒊𝒑𝒆, 𝑴𝒂𝒇𝒂𝒍𝒅𝒂 𝑮𝒐𝒏𝒄̧𝒂𝒍𝒗𝒆𝒔, 𝑹𝒊𝒄𝒂𝒓𝒅𝒐 𝑺𝒐𝒖𝒔𝒂, 𝑹𝒊𝒄𝒂𝒓𝒅𝒐 𝑽𝒆𝒍𝒐𝒛𝒂, 𝑹𝒊𝒕𝒂 𝑹𝒐𝒅𝒓𝒊𝒈𝒖𝒆𝒔 𝒆 𝑻𝒆𝒓𝒆𝒔𝒂 𝑱𝒂𝒓𝒅𝒊𝒎.
Associada à instalação artística que vai marcar a sua presença ao público em vários concelhos da RAM – Região Autónoma da Madeira, estará igualmente aberta ao público uma exposição de vários trabalhos realizados pelo escultor Maurício Fernandes, nos diversos núcleos culturais de cada um dos concelhos, por onde esta mostra irá passar.Entrada é livre.
https://www.facebook.com/movemadeira/videos/614303806766731
“Escultor. Autor de diversa obra gráfica e fotográfica publicada, efetuou
trabalhos nas áreas da escultura, da fotografia, explorando também os
campos do desenho e do grafismo por computador.”
Maurício Fernandes
Calendarização das esposições:
De 22 setembro a 31 de outubro de 2022 – S. Vicente
De 4 novembro a 31 de dezembro de 2022 – Santana
De 10 de janeiro a 17 de fevereiro de 2023 – Machico (Solar do Ribeirinho)
De 1 de abril a 1 de maio de 2023 – Porto Moniz (Centro de Ciência Viva)
De 7 de maio a 16 de junho de 2023 – Porto Santo
De 25 de junho a 25 de agosto de 2023 – Santa Cruz (Casa da Cultura – Quinta do Revoredo)
De 22 de setembro a 31 de dezembro de 2023 – Funchal (Quinta Magnólia – Centro Cultural)
Este projeto tem produção:
Move – Associação Cultural e Artística da Madeira
Direção artística: Sofia Fernandes
Apoio Principal
Secretaria Regional da Cultura e Turismo
Direção Regional da Cultura
Apoio Logístico
Câmara Municipal de S. Vicente
Câmara Municipal de Machico
Câmara Municipal de Santa Cruz
Câmara Municipal do Porto Moniz
Câmara Municipal de Santana
Câmara Municipal de Porto Santo
Quinta Magnólia – Centro Cultural